sexta-feira, 11 de março de 2011

DIA DA POESIA - 14 DE MARÇO

ARTIGO EXTRAÍDO DO SITE DO IBGE SOBRE O DIA NACIONAL DA POESIA.

CAROS POETAS E POETISAS...

SEJA LÁ COMO CLASSIFIQUEM A POESIA, CRIAÇÃO, IMITAÇÃO, SONHO OU DELÍRIO, CONTINUEM TRAZENDO PARA FORA O QUE SE LHES VAI N'ALMA.
FELICIDADES A TODOS... INSPIRAÇÕES... INSPIRAÇÕES... MAIS INSPIRAÇÕES!!!

14 de Março - Dia Nacional da Poesia

O Dia Nacional da Poesia, não por acaso, coincide com a comemoração do nascimento do grande escritor baiano Castro Alves. Poeta do Romantismo, foi autor de belíssimas obras, como o "Navio Negreiro" e "Espumas Flutuantes". Sua arte era movida pelo amor e pela luta por liberdade e justiça.

O que é poesia

Poesia é uma arte literária e, como arte, recria a realidade. O poeta Ferreira Gullar diz que o artista cria um outro mundo "mais bonito ou mais intenso ou mais significativo ou mais ordenado – por cima da realidade imediata".
Para outros, a arte literária nem sempre recria. É o caso de Aristóteles, filósofo grego que afirmava que "a arte literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra".
Declamando ou escrevendo, fazer poesia é expressar-se de forma a combinar palavras, mexer com o seu significado, utilizar a estrutura da mensagem. Isto é a função poética.
A poesia sempre se encontra dentro de um contexto cultural e histórico. Os vários estilos poéticos, as fases de cada autor, os acontecimentos da época e tantas outras interferências muitas vezes se misturam à obra e lhe dão novos significados.

PROJETO APRENDE BRASIL

Caro professores e educadores ...
Achei o site bastante interessante e de conteuso educativo por isto sugiro aos professores visitar o site. Tem muita coisa boa!!!!!
http://www.aprendebrasil.com.br/home.asp

A arte de educar com amor " Dia do Bibliotecário"

Mensagens de Dia Do Bibliotecario
Senhor
"Senhor, tu me deste o dom da paciência e, mais do que ela, o de ouvidor; De silenciar e de achar justificativas Para cada "típico" usuário da informação que busca o meu auxílio. Eu sou o elo entre a informação e a necessidade do usuário. Eu sou o seletor dos documentos. Eu sou o intérprete dos desejos alheios. Faze, Senhor, que eu me policie diante da vontade De interferência na necessidade de outrem. Eu sou o leitor telegráfico e assíduo de tudo a que tenho acesso. Faze, Senhor, com que eu saiba discernir entre o necessário E o desnecessário, a fim de atender às pessoas. Eu sou o protagonista de cenas isoladas e pesquisas exaustivas. Faze, Senhor, com que eu possa ser assistido Pelas pessoas certas. Senhor, permite que eu me mantenha fiel Ao compromisso de informar, indistintamente, A todos que procurarem por uma informação. Permite que eu não vacile diante dos trabalhos exaustivos. Que eu não esmoreça diante das críticas. Que eu não duvide nunca da minha capacidade. De servir aos amantes da informação. Permite que eu seja criativa a cada novo sol, E, quando dele me afastar, Seja porque me aproximei de ti para sempre. Amém!"

E o tempo não para

Minha ausência do blog se deveu ao fato da minha vida ter passado por diversas transformações significativas ao longo dos últimos meses, que me fizeram ter que priorizar a vida offline: O tempo segue seu curso. É curioso, estamos sempre a tentar sempre prevê-lo e, por mais que o consigamos com certa precisão, nunca temos total certeza daquilo que nos irá acontecer.Em alguma esquina, saindo da livraria, alguém trombava com outra pessoa. Teria, alguém, controle disto tudo? De todos os fatos?
Mas deixando de lado estamos de volta e a partir de agora vamos novamente continuar com as atualidades do mundo da leitura com incentivo a educação.
Bem vindo ao mundo real!!!!!