quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Importância do incentivo a leitura.

Algumas atitudes dos pais são fundamentais para que a tarefa de formar bons leitores dentro de casa seja um sucesso. Em primeiro lugar, o exemplo. Em uma família onde ninguém lê, é difícil despertar o gosto pela leitura. Ainda mais hoje onde o livro compete com os jogos de computador, com a Internet, desenhos animados etc e etc.... Se a criança cresce observando o habito da leitura nos adultos, terá sua curiosidade despertada.
Este trabalho se completa quando os pais levam seus filhos a biblioteca para que, desde cedo ele escolha seus livros de historia. O importante é olhar, ver as figuras, manusear os livros principalmente aqueles em que a capa chama a atenção. O importante no inicio é criar o habito da leitura e despertar para a magia da atividade. Uma pratica usada por pais de outras gerações e que não devia ser abandonada por ser uma excelente ferramenta na formação de bons leitores é a hora da história antes de dormir. Além de despertar a fantasia ao mesmo tempo em que oportuniza a construção de novos saberes a partir de novas visões da realidade.
Em alguns textos a imagem fala mais do que próprias palavras, então a leitura de textos não verbais é uma necessidade do mundo atual e através dela podemos aguçar a capacidade leitora de nossas crianças. Os enredos que apresentam objetos e personagens comuns do universo infantil como bolas, brinquedos e carros, entre outros e que transferem características humanas a animais e coisas costumam ser os prediletos. Edições de diferentes tipos (de plástico ou tecido) e que inovem na forma (figuras em relevo, páginas com dobraduras ou com espaços de interação). É fundamental agregar gêneros diversos. Histórias que tenham apenas imagens agradam aos menores.
A Biblioteca Municipal de Santa Gertrudes tem leitores de todas as idades. Nosso bebê – leitor inscrito na biblioteca é Vitor de Souza Ortiz com aproximadamente 2 anos e 5 meses de idade. Sua mamãe Eliane de Souza vem sempre a biblioteca para retirar livros, e sempre se utiliza de critérios especiais para a seleção de livros para Vitor.
Nossa biblioteca está se adaptando as características diferenciadas de cada segmento e prepara uma estratégia para atender de maneira específica às necessidades destes pequenos bebês usuários.
É inegável que se aprende a ler, lendo. Sendo assim, uma criança que vive num ambiente onde não há leitores terá mais dificuldades de encontrar um bom modelo a seguir. Não me refiro aquele leitor que lê apenas quando necessita e busca informações, mas ao que consegue divertir-se, chorar, admirar-se diante de um texto envolvente. Parabéns Eliane pelo incentivo a leitura do Vitor, com certeza num futuro ele será um ótimo cidadão.
Vitor de Souza Ortiz (2 anos e meio leitor mais novo da Biblioteca Municipal de Santa Gertrudes)

Homenagem a Semana da Mulher

Nada mais contraditório do que ser mulher...
Mulher que pensa com o coração, age pela emoção e vence pelo coração.
Que vive milhões de emoções num só dia e transmite cada uma delas, num único olhar.
Que cobra de si a perfeição e vive arrumando desculpas para erros, daqueles a quem ama.
Que hospeda no ventre outras almas, dá luz e depois fica cega, diante da beleza dos filhos que gerou.
Que dá asas, ensina a voar mas não quer partir os pássaros, mesmo sabendo que eles não lhe pertencem.
Que enfeita toda e perfuma o leito, ainda que seu amor nem perceba tais detalhes.
Que transforma em luz e sorriso as dores que sente na alma, só pra ninguem notar.
E ainda tem que ser forte, para dar os ombros para quem neles precise chorar.
Feliz do homem que por um dia souber, entender a Alma da mulher.
Autor: desconhecido
No livro de Provérbios de Salomão, capítulo 14 versículo 1, a palavra do Senhor diz: Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba com as suas próprias mãos.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Equipe da biblioteca

Tânia Matilde Massullo
Bibliotecária

Maria Ilda Morangon
Escriturária

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Sugestão do leitor

Este espaço reservado a você leitor para deixar sugestões de : livros, revistas, ou mesmo reclamações

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Serviços Oferecidos

*Empréstimo de 7 a 15 dias depende do livro;
*Reserva poderá ser feita via e-mail, ou telefone;
*Orientação às pesquisas,e quanto ao uso da biblioteca;
*Internet pública.

Regulamento da Biblioteca

Condições para consulta e empréstimo de livros

• A biblioteca pública é uma entidade sem fins lucrativos, aberta ao atendimento gratuito da comunidade em geral;
• A comunidade pode consultar e ler os livros no próprio recinto, ou retirá-los por empréstimo ;
• A inscrição do leitor maior de 18 anos é feita mediante a apresentação de um documento de identidade (ou carteira de estudante) e comprovante de endereço atual- (mês vigente ou anterior)
• A inscrição para menores de 18 anos será feita com o RG do responsável, carteira de estudante do aluno ou RG, comprovante de endereço atual, mês vigente ou anterior ,devendo o pai ou mãe acompanhar o usuário para assinatura do termo de responsabilidade.

A apresentação do “Cartão do Leitor” permite retirar 2 obras de cada vez para empréstimo, ou 3 livros infantis e 3 revistas em quadrinhos.

• O prazo de entrega deverá ser rigorosamente observado;
• O prazo de empréstimo é 7 a 15 dias dependendo do número de paginas, complexidade do tema e necessidade do usuário podendo ser renovado somente na biblioteca com a apresentação do livro e do “Cartão do Leitor”, o não cumprimento dos prazos acarretara na multa de $ 0,50 por dia de atraso.
• Caso ocorra a perda do Cartão do Leitor será cobrado $1,00 pelo novo cartão.

Cabe ao leitor: • Devolver o livro ou material emprestado nas condições em que foi retirado da biblioteca;
• Indenizar a biblioteca pela obra perdida (pagando o preço de uma nova, para reposição) ou obra danificada (pagando o preço pela recuperação/encaderanação)
• Comunicar a biblioteca à mudança de endereço;
• Para efetuar pesquisa o aluno deverá trazer : dados da pesquisa, e material para copiar, podendo também levar o livro para tirar xérox mediante apresentação de documento.
• Livros de pesquisas não serão emprestados

Localização e Horário

Localização:

Rua 1 nº 790
Centro. Santa Gertrudes
CEP: 13510-000
e-mail : bibliomunic_sg@hotmail.com
http:bibliomunicipaldesantagertrudes.blogspot.com

Horário de Funcionamento:

De segunda a sexta - feira das 8:00 às 17:30 hs
De quarta - feira das 19:00 hs ás 21:00