quinta-feira, 6 de maio de 2010

Homenagem ao Dia das Mães















AMOR DE MÃE                                                                         


Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus:

- Dizem-me que estarei sendo enviado à terra amanhã...

Como vou viver lá, sendo assim pequeno e indefeso?

E Deus disse:

- Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para você.

Estará lhe esperando e tomará conta de você.

Criança:

- Mas diga-me: Aqui no Céu eu não faço nada

a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz.

Serei feliz lá?

Deus:

- Seu anjo cantará e sorrirá para você...

a cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz.

Criança:

- Como poderei entender quando falarem comigo,

se eu não conheço a língua que as pessoas falam?

Deus:

- Com muita paciência e carinho,

seu anjo lhe ensinará a falar.

Criança:

- E o que farei quando eu quiser Te falar?

Deus:

- Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar.

Criança:

- Eu ouvi que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?

Deus:

- Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar

sua própria vida.

Criança:

- Mas eu serei sempre triste porque eu não Te verei mais.

Deus:

- Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim,

lhe ensinará a maneira de vir a Mim,

e eu estarei sempre dentro de você.

Nesse momento havia muita paz no céu,

mas as vozes da terra já podiam ser ouvidas.

A criança apressada, pediu suavemente:

- Oh Deus se eu estiver a ponto de ir agora,

diga-me por favor, o nome do meu anjo.

E Deus respondeu:

- Você chamará seu anjo... MÃE!

 
Autoria : Desconhecida

Semana do Dia das Mães

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer e a Prefeitura Municipal De Santa Gertrudes, convidam a população para a comemoração do Dia das Mães. A programação será a seguinte:

06/05 (quinta -feira) 19:30HS- Apresentação da Orquestra de Cordas e Coral do "Projeto Guri" - Polo de Santa Gertrudes, no Centro Cultural."Isidoro Demarchi";

07/05 (sexta  - feira) 19:30hs- Audição da Escola de Música "Prof.ª Ivone Vigatto" (teclado, acordeon e violão) e participação do Coral Municipal, no Centro Cultural "Isidoro Demarchi";

08/05 (sábado) a partir das 23:30 hs - Serenata da Corporação Musical "Augusto Trambaiolli", percorrendo as ruas da cidade, como uma homenagem especial ao Dia das Mães.

09/05 (domingo) a partir das 13:00 hs - Sow Musical na "Praça Demerval da Fonseca Nevoeiro".

Contamos com sua presença !

terça-feira, 4 de maio de 2010

Frase da Semana

"As pessoas fazem a história, mas raramente se dão conta do que estão fazendo"
                                             Christopher Lee

Doações do mês

Como sempre nossa grande incentivadora da leitura Professora Gisela Camucci doou mais 4 obras à nossa biblioteca. São elas :
 Crime e castigo/ Fiódor Dotoiébsk v.I e II.   
Sinopse:


A influência de Dostoiévski sobre toda a literatura universal do século XX foi avassaladora. O romance Crime e Castigo datado de 1866 foi acolhido com grande expectativa por uma legião de leitores fascinados com o destino de Raskólnikov, estudante e homicida perseguido pela memória de seu crime. Raskólnikov, paupérrimo, resolve matar uma miserável e inútil usurária, para salvar a si próprio e a sua família; comete o crime, mas logo se vê obrigado a assassinar outra pessoa, inocente, e sai sem ter roubado nada; as dúvidas o devoram, seu duelo de conversas com o comissário de polícia destrói-lhe os nervos e, por fim, confessa o crime a uma prostituta que lhe mostra o caminho do arrependimento e do Evangelho. Dostoiévsky identifica os problemas centrais dos limites da liberdade da ação humana, mas também sugere as possibilidades de redenção pelo crime. A partir de dados reais, o autor construiu uma parábola da culpa e da punição.


A Moreninha/ Joaquim Manuel de Macedo
  O ditador/ Sidney Sheldon
1808: Como uma rainha
Doação De Tania Massullo e Maria Ilda Morangon

A fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo. Guerras napoleônicas, revoluções republicanas, escravidão formaram o caldo no qual se deu a mudança da corte portuguesa e sua instalação no Brasil. O propósito deste maravilhoso livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar de forma acessível a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. Escrita por um dos mais influentes jornalistas da atualidade, 1808 é o relato real e definitivo sobre um dos principais momentos da história brasileira.

Agradeçemos a todos pela doações efetuadas.

1° Maio Dia Mundial do Trabalho

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.
A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.
Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.
Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.
Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.
Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:
- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer).
Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.