quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Importância do incentivo a leitura.

Algumas atitudes dos pais são fundamentais para que a tarefa de formar bons leitores dentro de casa seja um sucesso. Em primeiro lugar, o exemplo. Em uma família onde ninguém lê, é difícil despertar o gosto pela leitura. Ainda mais hoje onde o livro compete com os jogos de computador, com a Internet, desenhos animados etc e etc.... Se a criança cresce observando o habito da leitura nos adultos, terá sua curiosidade despertada.
Este trabalho se completa quando os pais levam seus filhos a biblioteca para que, desde cedo ele escolha seus livros de historia. O importante é olhar, ver as figuras, manusear os livros principalmente aqueles em que a capa chama a atenção. O importante no inicio é criar o habito da leitura e despertar para a magia da atividade. Uma pratica usada por pais de outras gerações e que não devia ser abandonada por ser uma excelente ferramenta na formação de bons leitores é a hora da história antes de dormir. Além de despertar a fantasia ao mesmo tempo em que oportuniza a construção de novos saberes a partir de novas visões da realidade.
Em alguns textos a imagem fala mais do que próprias palavras, então a leitura de textos não verbais é uma necessidade do mundo atual e através dela podemos aguçar a capacidade leitora de nossas crianças. Os enredos que apresentam objetos e personagens comuns do universo infantil como bolas, brinquedos e carros, entre outros e que transferem características humanas a animais e coisas costumam ser os prediletos. Edições de diferentes tipos (de plástico ou tecido) e que inovem na forma (figuras em relevo, páginas com dobraduras ou com espaços de interação). É fundamental agregar gêneros diversos. Histórias que tenham apenas imagens agradam aos menores.
A Biblioteca Municipal de Santa Gertrudes tem leitores de todas as idades. Nosso bebê – leitor inscrito na biblioteca é Vitor de Souza Ortiz com aproximadamente 2 anos e 5 meses de idade. Sua mamãe Eliane de Souza vem sempre a biblioteca para retirar livros, e sempre se utiliza de critérios especiais para a seleção de livros para Vitor.
Nossa biblioteca está se adaptando as características diferenciadas de cada segmento e prepara uma estratégia para atender de maneira específica às necessidades destes pequenos bebês usuários.
É inegável que se aprende a ler, lendo. Sendo assim, uma criança que vive num ambiente onde não há leitores terá mais dificuldades de encontrar um bom modelo a seguir. Não me refiro aquele leitor que lê apenas quando necessita e busca informações, mas ao que consegue divertir-se, chorar, admirar-se diante de um texto envolvente. Parabéns Eliane pelo incentivo a leitura do Vitor, com certeza num futuro ele será um ótimo cidadão.
Vitor de Souza Ortiz (2 anos e meio leitor mais novo da Biblioteca Municipal de Santa Gertrudes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário